Cães devem consumir frutas com moderação, segundo veterinários
As frutas fazem parte de uma alimentação saudável para os humanos e também podem fazer o mesmo efeito para cães, segundo veterinários. Mas é preciso ter cautelas, pois cada caso precisa ser avaliado individualmente. "Ao contrário do que muitos donos pensam, os cães também podem comer frutas, mas é preciso ter equilíbrio e jamais substituí-las pela ração, pois são animais carnívoros", disse a veterinária, Francany Moura.
Frutas permitidas Frutas não permitidas
Banana Abacaxi
Manga Laranja
Melancia Uva
Goiaba Jabuticaba
Figo Abacate
Amora Jambo
Ameixa Carambola
Caqui Mamão
No caso da manga é preciso fatiar, o caroço é perigoso pois pode causar obstrução intestinal, segundo Franciany.
Ela ainda alerta que a banana deve ser ingerida por eles sem a casca. A maçã e pêra devem ser dadas a eles sem o talo, pois nele há uma substância prejudicial ao intestino do cão. A goiaba, o figo, ameixa e caqui podem ser oferecidas sem restrições.
As frutas cítricas como laranja e mexerica fazem mal ao estômago do bichinho e elas também podem soltar o intestino como no caso do mamão. Essas frutas podem provocar uma desidratação. O abacaxi também é muito ácido. A melancia deve ser oferecida em pequenas quantidades e sem o caroço.
Nem no casos de animais obesos há recomendação de substituir a ração por frutas. "São animais carnívoros, precisam de ração. A dieta para animais obesos é diferente e é bem simples, é só incluir ração diet e fazer atividade física. mas isso vai depender do grau de obesidade e cada caso é diferente, vale ressaltar que a avaliação deve ser feita por um especialista", finalizou a veterinária.
Outra coisa que eles adoram e podem comer é cenoura, que pode ser oferecida inteira, fatiada ou até mesmo em cubinhos, dentro de brinquedos pet, tipo KONG.
Para distrair, pode também colocar alguns grãos de ração dentro dos brinquedos ou garrafas pet(sem lacre, tampa..). Quando a garrafa pet estiver velha ou quando eles começarem a mastigar demais, só trocar a garrafa, simples e prático.